Páginas

12/03/2015

Resenha - Codinome Cassandra

Oi, gente. Tudo bem?

Hoje é dia de resenha! O segundo volume da série Desaparecidos, da Meg Cabot, me fez, mais uma vez, não conseguir largar o livro até terminar.

A resenha pode conter revelações do enredo do primeiro livro da série, caso você não tenha lido. Mas nada que vá atrapalhar a leitura.


Codinome Cassandra
Meg Cabot










Editora: Galera Record
ISBN: 9788501088185
Ano: 2012
Páginas: 286
Tradutor: Regiane Winarski



Sinopse:
Jessica Mastriani foi tachada como a “Garota do Raio” pela imprensa quando ela desenvolveu uma habilidade psíquica de encontrar crianças desaparecidas depois que foi atingida por um raio, durante uma grande tempestade. Agora Jess perdeu seu poder milagroso... Ou pelo menos é o que ela gostaria que a imprensa e o governo acreditassem. Tudo o que ela quer é ser deixada em paz. Mas parece que Jess não vai conseguir realizar seu desejo — especialmente quando está trabalhando em um acampamento de verão para crianças com genialidades musicais. Quando o pai de uma criança desaparecida aparece implorando para Jess encontrar a sua filha, Jess não consegue dizer não. Agora os agentes federais estão na sua cola novamente, assim como um padrasto malandro, que gostaria de ver a Garota do Raio, bem, morta.
Fonte: Skoob

Há um tempinho fiz a resenha do primeiro livro da série, que pode ser lida aqui, e não podia deixar de voltar para falar sobre Codinome Cassandra. A continuação faz jus ao primeiro volume.

Agora que a imprensa e o FBI quase acreditam que Jess não possui mais as habilidades psíquicas, a Garota do Raio está livre para ter ótimas férias. Bem, isso se ela não soubesse que continua sendo espionada pelos federais. Durante o verão, ela está trabalhando, junto com sua melhor amiga Ruth, como monitora num acampamento para jovens talentos musicais. Tudo parecia ótimo, até Jess ser deslocada da linda cabana com vista para o lago, na qual ela monitoraria menininhas adoráveis, para a cabana mais distante de tudo com meninos não tão adoráveis. Com destaque para Shane, a criança mais insuportável do acampamento. O que não impede Jessica de fazer seu trabalho, é claro.

“Shane(...) disse — Espere até meu pai descobrir que péssima monitora você é. Vai fazer você ser demitida, com certeza.
— Nossa — eu disse. — Você quer dizer que eu vou poder ir embora e nunca mais ouvir você choramingando? Que punição.”

Muito mais cuidadosa, graças ao FBI, Jess ainda ajuda crianças desaparecidas, mas num sistema restrito. Até ser contatada pelo pai de uma menininha desaparecida. Como ela diria não para ele?

Junto a toda confusão que era ser responsável pelos meninos da cabana Bétula, ela ainda teria que lidar com todo o processo de se certificar que a criança em questão queria voltar para casa, isso sem chamar a atenção dos agentes do FBI e de um padrasto mentalmente instável.

“No telefone eu falei: - Olha, eu tenho que ir, um cara me emprestou o telefone e eu tenho que devolver já que ele está indo embora.
- Que cara – Ele [Rob] exigiu – Tem um cara ai? Achei que fosse um acampamento para crianças.
- Bem, é. – Eu disse. Foi minha imaginação ou ele pareceu com raiva? – Mas tem rapazes como monitores e tudo mais.
- E o quê um cara está fazendo – Rob quis saber – trabalhando num acampamento de música para crianças? Eles deixam caras fazerem isso?”

A leitura em si é um pouco morna até mais ou menos a metade do livro, mas o humor e as trapalhadas no acampamento não me deixaram sentir falta de outras emoções. Jess, do alto dos seus 1,57 m, consegue continuar dominando a cena e resolvendo tudo de forma bem inusitada. Preciso repetir que ela é uma ótima personagem, sem frescuras e bastante carismática. Um ponto interessante é que as aventuras nos mostram o quanto ela se preocupa com as outras pessoas.

A presença de Ruth e dos outros integrantes da equipe do acampamento conferem um ar de normalidade a vida louca de Jess. Graças a construção impecável da Meg, é claro. Gostaria bastante que esses personagens fossem aproveitados nos próximos livros. Até mesmo Shane não parece tão insuportável depois que o “conhecemos” melhor. Os agentes do FBI também foram uma agradável surpresa, já que eu estava pronta para não gostar deles, mas não consegui.

Mais uma vez o romance não é o foco (posso adiantar, agora que terminei de ler a série, que o romance vai estar mais evidente nos dois últimos livros). Porém, por mais que Rob esteja fazendo de tudo para não dar bola para Jess, graças a toda a questão dela ser menor de idade, é impossível negar a química que eles dois possuem. Ele apareceu pouco na história, mas estava ali para fazer a diferença, leal e quase sempre pronto para ajudar. Além de me fazer suspirar, rs.

 A narração da história é instigante e não te deixa largar o livro. Não me impressionou nem um pouco que a primeira coisa que pensei em fazer assim que terminei de ler foi comprar o próximo. O crescimento dos personagens no decorrer da trama é visível.

Como a Meg consegue fazer o assunto de “crianças desaparecidas” render tantas confusões, não faço ideia, mas dá certo. Dá mais que certo, na verdade. Posso garantir que os problemas finais do livro são de tirar o fôlego.

Enfim, você, que ainda não deu uma chance para a história, não sabe o que está perdendo. O livro ganhou 5 estrelas.

Vou ficar por aqui, galera. Pretendo postar a resenha dos três livros finais da série nas próximas semanas. Espero que tenham gostado. Deixem ai nos comentários, vou adorar ler o que vocês têm a dizer.
Beijooooos

7 comentários:

  1. Olha linda eu já tinha visto essa série pela Galera Record, mas nunca tive interesse de ler.
    Tenho comprado a maioria dos livros da autora Meg Cabot, mas eu ainda não sei por qual começar primeiro, porque eu ainda não conheço sua escrita, mas espero gostar e quem sabe comprar esse livro que tu resenhou também. Mas eu prefiro que seja livro sem ser de série por enquanto, porque ando um pouco cansadinha sabe =/ Mas eu amei tudo que você abordou sobre o livro, embora seja o ultimo, mas mesmo assim ainda darei oportunidade para ler =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/caixinha-de-correio-parte-5-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Meg é perfeita! Qualquer livro que você começar a ler vai ser ótimo. Eu indico a série Garotos, que na verdade são três livros independentes narrados completamente por emails, cartas, bilhetes e coisas do tipo.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijoooos

      Excluir
  2. Blog Super fofo ameiii. Beijão :*
    http://lorenahmoreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada da Meg Cabot. O livro parece ser muito bom e talvez eu comece a ler os livros dela por esse. Parabéns pela resenha!

    Beijos.
    www.acampamentodaleitura.com/2015/03/resenha-origem-do-lobo-curtis-jobling.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim, você vai adorar.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijoooos

      Excluir