Páginas

08/03/2015

Mulheres inspiradoras na luta pela igualdade de gênero

Oi, gente. Tudo bem?

O post de hoje está grande, mas com um dia especial não podia ser diferente.

Feliz dia internacional das mulheres!

Fonte: Pinterest

O dia de hoje é muito importante, não por ser uma data comercial na qual os homens se sentem na obrigação de comprar flores e chocolates para as mulheres. A importância vem do que ele representa na luta pelos direitos iguais entre os gêneros.

A data surgiu como uma homenagem a cerca de 130 mulheres que morreram durante um protesto por melhores condições de trabalho. No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, fizeram uma greve na qual exigiam a diminuição da carga horaria de trabalho (que chegava a 16 horas diárias), tratamento digno dentro do ambiente de trabalho e equiparação dos salários com os recebidos pelos homens (elas ganhavam, pela mesma função, cerca de um terço do que eles ganhavam). A manifestação foi reprimida com violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Elas morreram incineradas por reivindicarem condições mais justas.

 Muitas coisas mudaram desde aquela época e nós, mulheres, conquistamos muitos direitos que não tínhamos antes. Mas está longe de ser perfeito ou ideal, muito, muito longe. A pressão da sociedade continua sendo quase a mesma que a duzentos anos atrás. Os direitos que conseguimos não foram igualitários para todas as mulheres. Nós continuamos ganhando menos pelas mesmas funções, continuamos sendo submetidas a homens e oprimidas por rótulos do que esperam que nós alcancemos. Muitas de nós suprimem seus sonhos e carreiras para adotar o senso comum. Isso sem mencionar a quantidade de mulheres que sofre violência nas ruas e dentro de casa, seja ela física ou psicológica.

Muitas mulheres dedicaram suas vidas ao movimento feminista (que não é um ódio ao homem, mas sim a luta pela igualdade) e, sem elas, não teríamos chegado onde estamos hoje. Num especial do dia das mulheres, vou listar 4 ativistas para representar o movimento e todas as mulheres que lutam dia após dia.

Obrigada a Mariana (a linda namorada do meu irmão) por ter me ajudado com a lista, já que ela tem um conhecimento muito maior sobre a área que eu.

Vamos lá.

Frida Kahlo (1907-1954)

Fonte: Pinterest

A pintora mexicana pregou a liberdade feminina e a igualdade numa época em que o movimento estava começando. Em suas pinturas, ela retratou o tema, através do corpo feminino e das suas experiências. Sua vida, apesar de sofrida, é um exemplo para muitas mulheres, graças a sua coragem e quebra de padrões esperados. Quem quiser saber mais sobre ela, o filme Frida da diretora Julie Taymor é uma boa pedida.

Angela Davis

Fonte: Pinterest

A americana foi militante politica e ativista durante sua juventude, sempre lutou pela igualdade de direitos. Também é conhecida pela sua luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ela já foi professora da universidade da California, onde lecionava sobre feminismo.

Bertha Lutz (1894 – 1976)

Fonte: Pinterest

Pioneira do feminismo no Brasil, ela era zoóloga e estudou ciências naturais em Paris, onde aderiu ao feminismo. De volta ao Brasil, foi a segunda mulher a trabalhar no serviço público, foi a fundadora da Liga para Emancipação Intelectual da Mulher e da Federação Brasileira para o Progresso Feminino. Além disso, foi a representante do Brasil na Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos, que lutava pelo direito do voto.

Emma Watson

Fonte: Pinterest

Feminista desde a adolescência, a inglesa famosa por interpretar Hermione (da saga Harry Potter) foi eleita a figura feminista de 2014 por voto popular. Ela lançou a campanha ‘He for She’ (Ele por ela, em tradução livre) que incentiva os homens a aderirem a luta feminista. Além disso a campanha é importante para mostrar a todos que o feminismo não tem nada a ver com odiar os homens.

A luta pela igualdade de direitos, condições e privilégios deve ser feita todos os dias do ano. Mas hoje ela deve ser gritada para os quatro ventos com direito a megafone e transmissão mundial.

A caminhada rumo a igualdade de gêneros está só no começo. O processo é lento e exaustivo, mas está acontecendo. Está acontecendo graças a pessoas, a mulheres (e homens também) que põem a mão na massa e procuram a mudança. Está acontecendo porque antes dessas, outras já lutavam por seus direitos. A essas mulheres, no dia de hoje e em todos os outros do ano, eu digo obrigada.

Parabéns a todas as mulheres por esse dia.

Beijoooos

5 comentários:

  1. Sou uma feminista convicta, sempre fui, antes mesmo de saber o que essa palavra significava. Eu amo saber que mais pessoas também pensam assim, e a cada nova mulher que adere ao movimento, é uma vitória, já que hoje ele está sendo tão banalizado. Também fiz um post sobre isso no meu blog, e é um assunto que merece ser muito discutido, já que eu vejo o machismo todos os dias nas redes sociais e fora dela. Parabéns pelo post, parabéns por ser feminista, e feliz dia da mulher atrasado. Beijos
    P.S: pausa pra dizer que: que orgulho da minha princesa, Emma Watson.
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil ser feminista hoje, até porque quando a maioria das pessoas ouve a palavra "feminismo" torce o nariz. Acham que nós somos odiadoras de homens, sem respeito e sem pudor. Ai fica complicado dar credibilidade ao movimento. O machismo hoje em dia é até um pouco camuflado de "normalidade", mas está tão presente como sempre. Feliz dia da mulher!!
      A Emma é uma fofa mesmo, haha.
      Muito obrigada pelo comentário, vou lá olhar o seu post agora :)
      Beijooooos

      Excluir
  2. Olha primeiramente tenho que dizer que adorei a sua postagem, até porque é muito bacana a gente apoiar o movimento né? Acho que todas as mulheres desse país deveria seguir o exemplo, porque acho que o mundo seria ainda melhor se fosse dessa maneira. Parabéns pela sua iniciativa =]


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-fico-loko.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha quando vc atualizar o seu cantinho pode me chamar que irei vim aqui retribuir viu? Passando somente pra vc vim ver minha outra nova resenha. Espero que goste, porque acho que o livro dessa vez irá te agradar...achooo... hehehehe

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-diario-de-um-adolescente.html

      Excluir
    2. Fico feliz que tenha gostado! Realmente, o mundo seria um lugar bem melhor se todos (homens e mulheres) lutassem pela igualdade.
      Obrigada por avisar da sua nova resenha, já estou indo ler, rs. Adorooooo as suas resenhas!
      Beijoooos

      Excluir