Páginas

01/02/2015

Projeto Slap Her

Oi, gente. Tudo bem?

Um tempinho atrás eu assisti a um vídeo que achei uma gracinha e quis compartilhar com vocês. Um jornalista italiano, Luca Lavarone, teve a ideia de questionar meninos entre 6 e 11 anos de idade sobre violência contra a mulher. Após algumas perguntas sobre os próprios entrevistados, o jornalista (narrador) apresenta uma menina a eles. A reação de cada um dos meninos ao serem pedidos para bater nela é tocante.


O projeto em vídeo “Slap her” (Bata Nela, em tradução livre) foi a forma que o jornalista encontrou para mostrar ao mundo que ainda há esperanças para combater a violência contra a mulher. A ONU divulgou quem uma a cada três mulheres já sofreu violência física ou sexual. Se pararmos para fazer a conta esse número é exorbitante.
Por mais que eu seja a favor de ensinar as crianças que não se deve bater em uma mulher não por sermos um sexo frágil, mas por sermos seres humanos que merecem tanto respeito e direitos quanto os homens recebem, a iniciativa do vídeo chamou a minha atenção. A resposta que mais me prendeu foi a de um menino que respondeu que não bateria na garota, pois ele não gostava de violência, foi contundente e igualitário. Porém, saber que as crianças não se deixam levar pela onda de abuso que as mulheres sofrem já é uma vitória.
Em contra partida, um estudonorte-americano, desenvolvido pela universidade de Dakota do Norte, entrevistou estudantes e concluiu que um terço dos jovens (pouco mais de trinta por cento dos entrevistados) estupraria uma mulher se não houvesse nenhuma consequência. Bastante destoante das crianças, não? A questão é descobrir onde as opiniões passam por uma mudança desse nível. Acredito que ninguém tenha o direito de tratar um outro ser humano como um objeto sem vontades. Esse tema gera bastante polemica, mas precisa ser explorado e a conscientização tem que ser feita. 

“Eduquem as crianças e não será necessário castigas os homens” – Pitágoras.

Quanto a vocês, o que acharam do vídeo? Deixem ai nos comentários que vou gostar muito de saber a opinião de vocês. Até a próxima, gente.
Beijoooos


2 comentários:

  1. Gostei muito do vídeo! Infelizmente o mundo está de cabeça para baixo



    Dá uma passadinha no meu blog, tá rolando um mega sorteio:
    http://goo.gl/Q2yAoL

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo comentário.
      Vou olhar sim :)
      Beijoooos

      Excluir