Páginas

28/01/2015

Técnica Pomodoro de concentração

Oi, gente. Tudo bem?

PARABÉNS, MATEEEEEEEEUS!
Vou começar esse post explicando o porquê de não ter postado ele antes. Para quem não sabe, segunda saiu o resultado do SISU e meu irmão passou para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ele vai cursar filosofia na faculdade que sempre quis estudar. E tivemos dois dias de comemoração, rs. Ou seja, atraso no blog.
Com toda essa vibe de “APROVADO” aqui em casa, resolvi fazer um post sobre uma maneira de se concentrar nos estudos (e trabalho) para alcançar seus objetivos. A técnica pomodoro (que eu já usei muito e, para mim, funciona) é bem famosa, mas nunca vi nenhum estudante usando. O nome Pomodoro (tomate em italiano) vem desse simpático timer de cozinha que é o essencial para a técnica. Não o tomate, o timer.

Fonte: Wikipedia


Bem, como ela funciona é a parte que eu mais gosto. Consiste na divisão das suas tarefas em ciclos. Normalmente são ciclos de 30 minutos, dos quais você passa 25 minutos produzindo (estudando, trabalhando, etc) e 5 minutos descansando. Para que dê certo, é necessário que os vinte e cinco minutos de produtividade sejam levados o mais a sério possível. Ao final de 4 ciclos, há uma pausa maior de uns 15 a 20 minutos, para relaxar de todo o período de concentração.
25 minutos é o tempo médio que alguém consegue focar em uma atividade, sem distrações. Mas tem gente que consegue ficar por meia hora, ou cinquenta minutos. Ou seja, esses ciclos são adaptáveis de acordo com a sua necessidade e capacidade.
O pior é que funciona de verdade. Eu usei ano passado para me concentrar para estudar em períodos em que eu não estava perto de provas, assim não perdia o foco. Parece que quando eu colocava o timer os vinte e cinco minutos passavam mais rápido.
O mais importante é que durante o tempo de produtividade você se convença que deve se manter focado, caso contrário toda a técnica perde o sentido. Eu, por exemplo, estudava durante os 4 ciclos para uma matéria e, depois da pausa, mudava para outra matéria por mais 4 ciclos. Desse jeito eu me concentrava em revisar a matéria e não ficava saturada por estudar uma coisa só. Sempre lembrando que tudo o que eu faria a cada ciclo já deveria estar separado, já que os cinco minutos de descanso eram literalmente para descansar, rs.
Como eu não tenho um timer de cozinha em forma de tomate, uso o Focus Booster, que é um programa para o computador. Por algum motivo eu apaguei o aplicativo do celular e não lembro mais o nome. Mas o próprio despertador do celular serve. O legal dos programas/aplicativos é que eles avisam quando o tempo produtivo acabou e já começam a contar a mini-pausa direto. Diferente de muita gente, eu gosto de ouvir o barulho do tic tac do timer enquanto estudo, mas existem vários programas e aplicativos que dão a opção de retirar o som. Só escolher o que se adapta melhor a você.
É isso ai, gente. Quem enfrenta problemas para se concentrar, é uma ótima aposta. Alguém já usou a técnica? Deixem ai nos comentários o que acharam, vou adorar ler a opinião de vocês.
Ah, parabéns para todos que conseguiram passar para a faculdade. Aqueles que não conseguiram dessa vez, não desanimem, sempre teremos o próximo ano e a vez de vocês também vai chegar.
Beijoooooos

4 comentários:

  1. Oi! Nunca tinha ouvido falar nessa técnica. Eu sou péssima em me concentrar, em tudo! Vou testar, vai que ajuda, e é bom porque da tempo de se programar para várias coisas. Adorei!
    Beijos!
    www.adocandoasfalas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito boa em me concentrar, rs. Fico feliz que gostou!
      Obrigada pelo comentário.
      Beijoooos

      Excluir
  2. adorei a técnica acho q eu nao conseguiria ficar so cinco minutos descansando haha mas se bem que quando a gente tem vontade da certo ^^

    amei seu blog!
    estou te seguindo ^^


    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Eu também achava que não ia conseguir, mas não é que deu certo. Fico feliz que tenha gostado :D
      Obrigado pelo comentário.
      Beijooooos

      Excluir