Páginas

17/01/2015

The Lizzie Bennet Diaries - Serie (post 1)

Oi, gente. Tudo bem?

O post hoje vai ser um pouco diferente. Na verdade será uma série (nem tão série já que são só dois, rs) de posts sobre a minha releitura favorita do clássico Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Mas, Amanda, por que dois posts? Simples, essa releitura, que se chama The Lizzie Bennet Diaries (Os diários de Lizzie Bennet, numa tradução literal), é um projeto transmídia. Além de ler o livro, o leitor pode acompanhar a serie no youtube e acompanhar os personagens pelo twitter, facebook e tumblr. O mais legal de tudo é que eles “transportam” todos os problemas e questionamentos de Orgulho e Preconceito para os dias atuais sem perder a essência. É muito amor.
Seguindo a ordem de lançamento, vou falar primeiro da serie e no post que deve sair na terça vou falar sobre o livro. As redes sociais dos personagens foram uma deliciosa surpresa, por isso prefiro deixa-las para que vocês explorem sozinhos, rs.
Vamos lá. Eu descobri a serie meio por acaso no canal da escritora Larissa Siriani. Antes do lançamento do livro e da tradução para o português, a serie era exclusivamente em inglês, sem legendas. Como uma apaixonada por Jane Austen que entende a dor que a barreira da língua estava causando a grande parte dos brasileiros leitores de Austen, a Larissa legendou os vídeos e postou no canal dela. Obrigada, Larissa! E foi assim que a minha jornada começou. No fim da serie, eu já estava assistindo em inglês mesmo para ver mais rápido, haha.
Diferente do original, que ocorre na Inglaterra, na releitura a história se passa nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia. Lizzie Bennet é uma universitária que está fazendo uma pós-graduação em comunicações e para o projeto de fim de semestre ela resolve fazer um vlog. E é ai que a história começa. A mãe das três irmãs Bennet é obcecada por casar as filhas, mas precisa ser com um homem rico.
Tudo vira de cabeça para baixo com a chegada do mais novo morador rico que compra uma mansão na cidade, Bing Lee. E ele não está sozinho, sua irmã e seu amigo (nem tão agradável), Darcy, vêm com ele. E a vida das Bennet passa a ser uma montanha russa de acontecimentos.
Os personagens seguem bem a linha do original, mas com o acréscimo de muita diversão e, alguns, até irreverencia. Sério, me diverti muito com as trapalhadas da Lydia (irmã mais nova da Lizzie) e me encantei com a fofura da Jane (irmã mais velha). E o Darcy... Bem, pode-se dizer que ele faz jus ao personagem original. Quase tive um treco de ansiedade para que ele aparecesse logo nos vídeos, já que os acontecimentos são contados pela Lizzie depois que ocorrem. Posso afirmar que valeu a pena esperar, haha.
A serie é composta por episódios curtos, no máximo cinco minutos, e muito engraçados. Costura a trama de forma inteligente e, apesar de toda a vida que acontece por trás das câmeras do vlog, sana a curiosidade de maneira impecável. Resumindo, é perfeita. Tão perfeita que ganhou até o Emmy.
Então é isso, gente. Vou deixar o primeiro episódio para quem ficou interessado! Não vão se arrepender em assistir, haha. Depois comentem o que acharam.


Espero que tenham gostado ;)

Beijooooooos

4 comentários:

  1. oi mand, ja ouvi falar mas nunca assisti, parece muuiito bom amiga s2
    mand me visite também:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, rs. Obrigada pelo comentário. Seu blog é uma graça.
      Beijoooos

      Excluir
  2. Cara eu sempre quis ler Orgulho e Preconceito, e adorei essa releitura, com vídeos o youtube, e tudo mais. Vou acompanhar, com certeza. Beijos

    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou! Orgulho e Preconceito é tudo de bom, haha.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijoooos

      Excluir